Atitude

A atitude é tudo! É a força que o espírito empresta ao corpo, é a determinação que nos conduz, sem idade ou prazo de validade…

A ideia deste projecto surgiu há cerca de um ano, ao fazer 49 anos. Aproximava-se um marco. Não necessariamente temido, mas que, é certo, no imaginário da minha geração parece apresentar algumas ameaças.

Quando falo com amigas da mesma idade, reconheço uma certa expectativa. Será que antecipamos as próximas décadas como uma vertiginosa descida na qual saúde, vigor, beleza e feminilidade nos vão ser arrancadas sem piedade. Será que, num mundo em que tem reinado (reina?) um verdadeiro culto da juventude  esperam de nós que avancemos dispostas a tudo ou a nada, fazendo os impossíveis para parecer mais jovens do que somos há muitos anos ou desistindo e descuidando completamente  o nosso corpo e espírito. Será que estamos disponíveis para corresponder a essas expectativas?

Eu, tal como muitas de vós, não estou seguramente. Por isso, neste mês em que faço 50 anos, sei que não pretendo desvanecer-me graciosa e silenciosamente em tons de cinza. Estou, certamente, mais velha, mas também mais equilibrada e segura, mais consciente dos meus pontos fortes e mais tolerante face às minhas próprias limitações.

Aceito a minha idade e orgulho-me dela e do que estes anos me proporcionaram. Procuro viver cada dia e desenvolver uma atitude positiva que resulte num estilo de vida saudável e satisfatório. Manter-me fisicamente activa e em sintonia com o meu corpo, optar por uma alimentação equilibrada sem esquecer o prazer da comida, conhecer novos locais, pessoas e realidades e, sempre, fazer coisas novas, aceitar desafios, crescendo e aprendendo com essas experiências.

É esta forma de estar que me leva a iniciar mais um projecto que, espero, não seja um mero  monólogo mas um espaço de diálogo para todas as que, na mente e no espírito, não têm idade e continuam a ser raparigas como eu e, acima de tudo, mulheres com atitude.

 

unnamed-5

 

(English Version)

Atitude

 

Attitude is everything! It is the force that gives spirit to the body, is the determination that leads us, without age or expiration date …

The idea of this project came about a year ago, when I turn  49 years. Approaching a milestone, not necessarily feared, but that in the minds of my generation seems to present some threats.

When I talk to friends of the same age, I recognize a certain expectation. Do we anticipate the coming decades as a vertiginous descent in which health, vigor, beauty and femininity will be plucked mercilessly from us. Will, a world in which has reigned (reigns?) a true cult of youth expect us to move forward willing to do anything or nothing, making the impossible to look younger than we are or giving up and completely neglecting our body and spirit. Are we available to meet those expectations?

I, like many of you, I’m not for sure. So this month, when I turn 50, I  know that I will not fade gracefully and silently into gray. I’m certainly older, but also more balanced and secure, more aware of my strengths and more tolerant of my own limitations.

I accept my age and I am proud of it and of what these years have provided me. I try to live every day and develop a positive attitude that results in a healthy and satisfying lifestyle. Keep physically active and in tune with my body, opt for a balanced diet without forgetting the pleasure of food, meet new places, people and situations and always do new things, accept challenges, growing and learning from these experiences.

It is this way of being which leads me to start another project which I hope is not a mere monologue but a space for dialogue for all of you that, in mind and spirit, are still girls like me and, above all women with an attitude.

Atitude

Leave a Reply

