Get Fit | Caminhada (2)

“Uma viagem de mil milhas começa com um único passo”

Lao Tzu

Estou a tornar a caminhada diária um hábito reconheço os seus efeitos positivos. É claro que os seus resultados não são imediatos e, portanto, devemos ser persistentes e ter sempre em mente que, acima da melhoria da aparência física que a prática de exercício nos trás é o incremento na saúde que mais importa.

Por isso, caminhar sempre que possível, utilizando menos o carro, os elevadores e escadas rolantes sempre que for possível ou oportuno. Aproveitar a hora de almoço e fazer uma pequena caminhada e, sempre que possível caminhar pelo menos 30 minutos seguidos durante o dia.

Se não convém muito regressar toda transpirada ao local de trabalho, uma caminhada fora desse horário, convém incluir um pouco de esforço. Para maximizar a queima de calorias, a caminhada não pode ser apenas um leve passeio, mas deve tornar-se um exercício aeróbico, fazendo trabalhar o coração, os pulmões e os músculos. Sugiro a consulta desta tabela de ritmo cardíaco para que possam ver qual o ritmo a que devem chegar de forma a tornar o exercício mais eficaz. Por exemplo, para os 50 anos, durante o exercício devemos atingir entre as 85 e as 145 pulsações por minuto (naturalmente, são estimativas e convém cada um medir as pulsações em repouso e em esforço máximo para fazer um cálculo mais exacto).

Se queremos perseverar no nosso exercício também devemos estar preparados para o estado do tempo. Em climas mais quentes, optar por fazer a caminhada ao início da manhã ou ao final da tarde, usar roupas leves, chapéu e protector solar. Se vive num clima frio, optar por vestir camadas de roupa que pode ir retirando à medida que aquece. Um creme que proteja das radiações solares e do frio intenso também é importante assim como proteção para a cabeça e mãos.

Aqui ficam os meus resultados dos primeiros vinte dias de Fevereiro. É certo que com as férias de Carnaval fiz menos exercício. Mas também sabemos que os últimos quilos são sempre os mais difíceis. Como na caminhada, um passo de cada vez.

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(English Version)

Get Fit | Walking (2)

“A journey of thousand miles begins with a single step”

Lao Tzu

I’m turning my daily walk into a habit and I can recognize its positive effects. Of course, the results are not immediate and, therefore, we must be persistent and always remember that more than the improvement of physical appearance that exercise can bring is  the increase in our health that matters the most.

So, walk whenever possible, using less the car, elevators and escalators whenever possible or appropriate. Take a short walk at lunch time and, where possible, walk at least 30 minutes at a time during the day.

If it is not convenient to arrive all sweaty at your workplace, a walk outside these hours should include a bit of effort. To maximize calorie burning, walking can not only be a mild walk in the park, but must become an aerobic exercise, making work the heart, lungs and muscles. I suggest the consultation of this heart rate table so you can see the pace that you must reach in order to make the most effective exercise. For example, for 50 years,  should reach between 85 and 145 beats per minute (of course, these are estimates and we should measure our pulse at rest and at maximal effort to make a more accurate calculation).

If we persevere in our exercise we must also be prepared for the weather. In warmer climates, choose to walk early in the morning or in the evening, wear light clothes, hat and sunscreen. If you live in a cold climate, choose to wear layers of clothing that can go as the temperature increase. A cream that protects from solar radiation and extreme cold is also important as well as protection for the head and hands.

Here are my results the first twenty days of February. It is true that with the Carnival holiday I did less exercise. But we also know that the last few pounds are always the hardest. Like in a  walk one should take a step at a time.

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Get Fit | Caminhada (2)

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