Beauty Tips | 5 Minutes Makeup

Unknown

(Scroll Down for English Version)

Gosto de maquilhagem, de ver as colecções que saem todos os anos, de comprar um ou outro produto que combina melhor com o meu tom de pele. Mas, na verdade, acho que gostaria de comprar quase todos, porque a atracção é, sobretudo, pelas cores e pelas suas combinações. A motivação é talvez a mesma que me leva a comprar lápis e materiais de pintura: ter, para mim, materiais com o poder transformador da cor.

Quando tinha vinte ou trinta anos, dificilmente saía à rua sem maquilhagem. Ora, a idade, se me roubou em frescura, ofereceu-me confiança e é de cara lavada que vos escrevo este post e que sou capaz de sair de casa não perdendo à vontade. Mas é indiscutível, que com uma ajuda de meia dúzia de produtos, podemos ficar com um ar mais fresco e saudável.

As minhas sugestões são simples e rápidas (não me ocupam mais de cinco minutos, mas contem com dez se não estão habituadas), trabalhando sobre um rosto com a pele limpa, hidratada e protegida.

1. Concealer – Para disfarçar as olheiras uso o Boi-ing da Benefit (nº2). É cremoso e espalha com bastante facilidade fundindo bem com o tom da pele e tendo um bom poder de cobertura. Muitas pessoas colocam o concealer depois da base, mas pessoalmente prefiro colocar primeiro e depois a base dá um tom uniforme.

2. Base – Depois de disfarçar os círculos por baixo dos olhos, aplico o Flexitone BB Cream do Dr. Brandt, que se adapta a uma gama de tons de pele e por isso dá para usar todo o ano. Tem uma textura aveludada e ligeira que me agrada muito pois aprecio um look de pele nua, com um tom homogéneo mas sem perder transparência.

3. Bronzer – Para dar um ar mais ensolarado e saudável por vezes passo uma pincelada ligeira de bronzer. Durante muitos anos usei os bronzers da Dior, agora tenho o Star Bronzer da Lâncome que, com o pincel incorporado me pareceu muito prático. No entanto, pelo menos no meu caso, a passagem do pó para as cerdas do pincel estava sempre a entupir e acabou por se mostrar pouco funcional. A cor, no entanto, é muito bonita e desde que não se exagere na quantidade fica com um ar muito natural.

4. Blush – Opto sempre por um blush de tom coral que me parece o que vai melhor com a minha pele clara mas ligeiramente dourada (é mais bonito do que dizer amarelada, não é?).  Neste momento estou a usar o Blush Subtil da Lâncome que tem um ligeiro brilho, mas que na pele fica muito natural.

5. Sombras – Quando trabalhava (fora de casa, entenda-se!) pintava os olhos quase todos os dias, agora nem sempre o faço, mas gosto de combinar uma sombra mais clara na pálpebra superior com uma mais escura no canto externo do olho e sobre a linha das pestanas, esfumando ligeiramente. Durante o dia aposto na subtileza e se saio à noite posso acentuar um pouco mais. Mas não podemos esquecer que, à medida que os anos passam, uma maquilhagem mais pesada tende a desfavorecer imenso que a usa. Uma das minhas paletas favoritas é a Moonlight da Dior, talvez porque os tons cinza e bronze são os que melhor combinam com os meus olhos esverdeados.

6. Máscara – Com ou sem sombra, não passo sem um toque de máscara. Durante muitos anos usei castanho ou cinza, e uma vez até experimentei o azul escuro (que gostei muito). Agora, que o formato das escovas já permitem que as pestanas fiquem bem separadas e com um ar mais leve e natural, opto pelo negro e, de há quatro anos a esta parte, pelo They’re Real! da Benefit. As pestanas crescem e ficam com um ar super natural, intensificando o olhar.

7. Baton – Para finalizar, um toque de cor nos lábios. Gosto de uma cor ligeira, embora não demasiado clara. Ultimamente tenho usado o gloss da Dior Addict num tom coral. Bem espalhado, dá um brilho hidratado e saudável.

Quem, mesmo que sendo uma Girl como eu (50+), se esteja a iniciar nesta coisas do Makeup, não se deixe intimidar e vá experimentando e procurando os tutoriais que existem pela internet. Tenho apenas três máximas que sempre me orientaram e nunca me deixaram ficar mal: Menos é mais e a maquilhagem deve servir para nos deixar com um ar natural e bonito. Escolher sempre produtos de qualidade, pois apesar das bonitas cores, os produtos de makeup estão carregados de substâncias químicas que podem ser perniciosas (uma atenção particular para os fakes das marcas que, sendo produtos sem qualquer tipo de fiscalização, podem até usar substâncias proibidas). Ao fim do dia, retirar toda a maquilhagem e preparar a pele para um merecido descanso.

(English Version)

I do like make-up, like to see the collections that come out every season, and to buy one or another product that best matches my skin tone. But in fact, I think I would buy almost everyone because the attraction is primarily by colors and their combinations. The motivation is perhaps the same that leads me to buy pencils and paint materials: have, for me, materials with the transformative power of color.

When I was in my twenty’s or thirty’s, hardly went out to the street without makeup. Now that I’m older I’ve gained in confidence what I’ve lost in freshness and is with my bared face that I’m writing this post. But it is indisputable that with the help of a few products we can get a fresher and healthier look.

My suggestions are simple and take almost no time at all (do not take me more than five minutes, maybe ten if they are not used to put makeup on), working on a face with clean, moisturized and protected skin.

1. Concealer – To disguise dark circles use Boi-ing from Benefit. It is creamy and spreads quite easily merging well with the skin tone and having a good covering power. Many people put the concealer after foundation, but personally prefer to place it first and then the foundation gives an even tone.

2. Foundation – After disguise the circles under the eyes, I apply the Flexitone BB Cream from Dr. Brandt, which adapts to a range of skin tones and so it can be used  all year. It has a velvety texture and its light, what pleases me very much because I appreciate a bare skin look with a uniform tone without losing transparency.

3. Bronzer – To give a more sunny and healthy look, sometimes I use a slight touch of bronzer. For many years I used the bronzers from Dior, now I  have the Star Bronzer from Lâncome that with the built-in brush seemed very practical. However, at least in my case, the passage of the powder to the brush bristles was always clogged and turned out to be barely functional. The color, however, is very beautiful and provided that you do not overdo the amount will give a very natural look.

4. Blush – I always choose a shade of coral blush, which  goes best with my fair skin but slightly golden (it’s more beautiful to say yellow, right?). I’m currently using the Blush Subtil from Lâncome which has a slight sheen, but in the skin looks very natural.

5. Shadows – I do not always where eye shadow, but when I do, I like to combine a lighter shade on the upper eyelid with a darker at the outer corner of the eye and the line of eyelashes, slightly smoky. During the day I try to keep it  subtle and if I go out at night I can accent a little more. But we can not forget that, as the years pass, heavier makeup tends to increase your years. One of my favorite palettes is the Moonlight from Dior, perhaps because the gray and bronze shades are the ones that best match my brown / green eyes.

6. Mascara – With or without eye shadow, I always use some mascara. For many years I used brown or gray, and once even tried the dark blue (I liked a lot). Now that the format of the brushes already allow the eyelashes to be well separated and with a lighter and natural look, I choose a black mascara, and for four years now, I’m wearing They’re Real! from Benefit. Eyelashes grow and stay super natural, intensifying the look.

7. Lipstick – Finally, a touch of color on the lips. I like a slight color, but not too bright. Lately I’ve used the gloss from Dior Addict in a coral tone. Well spread, gives a hydrated and healthy glow.

Who, even if being a girl like me (50+), is starting in this Makeup world, do not be intimidated and start experimenting and looking for tutorials that exist on the Internet. I have only three maxims that always guided me and never let me down: Less is more and make-up should serve to leave us with a beautiful, natural air. Always choose quality products, because in spite of beautiful colors, the makeup products are loaded with chemicals that can be harmful (particular attention to fakes of brands, and products without any kind of supervision that can even use prohibited substances). In the evening, remove all make-up and prepare the skin for a deserved rest.

(This post participates on Not Dead Yet Style’s Visible Monday)

Beauty Tips | 5 Minutes Makeup

Leave a Reply

